Pessoal, uma grata surpresa me ocorreu quando estava em lua de mel.

 

Um comentário da empresa Natura chegou ao meu perfil, pedindo que conhecesse o programa. Me senti na obrigação de emitir uma opinião sobre o mesmo.

 

A Natura foi a empresa sustentável do ano de 2008 pela revista Exame, e é reconhecida por seus processos ambientalmente corretos, para quem é do ramo, dispensa apresentações.

 

O projeto em questão é o projeto Acolher http://www.movimentonatura.com.br/ . O programa Acolher faz o que muitas empresas deveriam fazer, pega o que já é feito por sua “força de trabalho” e potencializa, apoia e divulga, sem querer inventar a roda, gol para a Natura. Acho louvável a iniciativa da Natura, não sem alguma ressalva.

 

O programa tem uma categoria popular, cujo projeto é escolhido pelo público e que pode levar até R$ 15.000,00, gol para a Natura, mais uma vez.

 

A única crítica que faço ao programa é que ele apoia consultores e consultoras da Natura, que não possuem férias, FGTS, 13 salário, abono de férias, ou qualquer outro direito trabalhista, uma vez que a Natura trabalha com seus consultores em um modelo de marketing de rede, permitido pela legislação trabalhista.

 

Mas eu pergunto, se os consultores não são empregados celetistas da empresa, ela poderia obter essa vantagem (em retorno de imagem) apoiando este projeto?

 

Há a argumentação clara contra mim que indica que a Natura poderia patrocinar qualquer projeto, e está dando prioridade aos projetos iniciados por seus consultores, a questão final é como o programa será comunicado depois que ele começar. Fica nossa espera por um procedimento claro e correto de comunicação.

 

A favor da empresa a busca no google por falhas da empresa traz resultados praticamente irrelevantes, o que certamente conta a favor da empresa, gol novamente para a Natura, que nossas empresas sigam o exemplo.

 

Uma última consideração é que o caminho da busca pela sustentabilidade faz parte do negócio da Natura, é seu posicionamento e diferenciação, fica aqui o desejo que outras empresas, que não tenham seu posicionamento tão atrelado ao meio ambiente (os produtos da Natura têm claramente apelo ambiental) tomem a empresa como modelo para seus processos.

About these ads